Alfredo Wagner a Capital das Nascentes

img_4838

Visita na Capital das Nascentes

Essa foi a minha quinta visita na cidade de Alfredo Wagner, visitei anteriormente vários atrativos, pois a Capital das Nascentes tem opções cênicas, ecológicas, gastronômicas, temáticas, culturais e aventuras ao extremo.

A cidade é rodeada com paredões de rochas que formam um cenário diferente a cada km rodado na região, de um lado Pedras Brancas e do outro lado formações rochosas de Soldados, pirâmides esculturas naturais de formas variadas e espetaculares.

Mas isto já relatei nos últimos posts, hoje vou apresentar um roteiro elaborado pelos participantes do Conselho Municipal de Turismo da cidade, que nos recebeu e proporcionou dois dias de emoções junto a natureza apresentando e nos mostrando como funciona a ciranda do turismo de Alfredo Wagner.

Para iniciar a nossa visita fomos recepcionados pela representante da Secretaria de Turismo e Cultura Valneide Cunha Campos e pelos membros do conselho que prepararam as boas vindas na Pousada Hinckel que atende com restaurante, hospedagens para casais individuais e famílias.

Depois das apresentações fomos fazer uma trilha ecológica no caminho das Pedras Brancas e posteriormente conhecer o café do Tarcísio no Sítio Pedras Rollantes, um local sensacional. Se você que está lendo essa matéria pretende ir a Alfredo Wagner é obrigado a sentir os sabores e a interatividade com a terra e com a cultura.

Foto Tarcisio – Pedras Rollantes

Cultura que falo é a intelectual por parte do Tarcísio, e na terra por parte da Rainha das Tangerinas Clemenules, como também do café orgânico com delicias únicas e imperdíveis. E se você estiver passando pela BR 282 visite, faça uma parada, é muito próximo da rodovia e do centro da cidade, fica no bairro Vale do Rio Gelado em Alfredo Wagner.

Dado a dica, prossigo na descrição do roteiro que nos foi apresentado e com certeza se você quiser viver emoções e sentir a natureza com muita diversão siga nossos passos.

Enfim, chegamos na Fazenda Pousada Campinho, essa investida e convite veio da proprietária e representante ativa do turismo na cidade dona Eunice Franz Wagner.

Essa estrutura é para atender grupos acima de 8 participantes, lá você vai encontrar além de aconchego e charme a melhor gastronomia campeira rural da região. A Dani ministra o fogão a lenha e põe em prática receitas inigualáveis.

As hospedagens estão divididas em dois grande chalés, ou melhor duas casas, a das Hortênsias e a Azaléia, elas são totalmente montadas com muito charme, lareira e o aconchego do fogão a lenha, decoradas com enxoval para se usar como se fosse sua fazenda, usufruir do cardápio da Dani e usar o galpão crioulo que é o restaurante que serve os hospedes da Campinho.

Passado a noite na fazenda você já imagina o que vem no outro dia. Inicia com um café totalmente rural feito pela Dani nossa maestra, e com o acompanhamento do meu xará, o Marcos que é capataz da Fazenda. Após cada café da manhã ele apresenta o primeiro atrativo da manhã, cavalgada pelos vales da fazenda, numa trilha que leva a um belveder com uma plataforma que convida a qualquer mortal a não sair dali, só vindo e vivendo para saber o que estou falando.

Outro atrativo da fazenda é o divertido passeio de trator pelas estradas molduradas com hortênsias e de fundo as formações das montanhas com altitude de até 1720 metros e para completar araucárias e muito campos, onde a cobertura é verde derivado dos agricultores na plantação da cebola.

O trator nos leva até uma trilha de 200 metros onde no seu final tem uma cortina d’água caindo de uma altura de 90 metros e de fundo uma gruta que era usada pelos índios. E hoje temos a oportunidade de usufruir e admirar como a natureza tem a magia de nos relaxar e nos desligar do mundo exterior.

Outra opção de lazer que nos foi apresentado é o Parque Aquático Saltos das Águas, administrado pela dona Maria e seus familiares. O empreendimento, ou melhor, o complexo proporciona com qualidade e temática um super parque com tobogãs em formas diversificadas, rampas de águas saindo de esculturas em forma de corsários, piratas, pontes pênsil e deques. Será inaugurado mais três novidades de equipamentos que serão apresentados para essa temporada, pois o parque só atende de Novembro a Março, mas está aberto o ano todo atendendo com sua gastronomia.

No parque além da adrenalina nas águas com suporte temático, tem um restaurante e um show a parte, o show das Carpas. Centenas de peixes acumulam-se na espera de uma porção de ração, que é vendida para alegrar e descontrair os visitantes após a refeição. No retorno não perca a oportunidade de adquirir os produtos do Delicias da Roça, pães queijos, salames, linguiças, licores, vinhos e artesanatos.

Se você quiser abusar do roteiro, na volta faça uma parada em Santo Amaro da Imperatriz, e delicie-se no banho das águas termais, usadas pela realeza na época do Império. Para fechar com chave de ouro, escolha um dos café coloniais que a Cidade Imperial tem para oferecer. Para os aventureiros, Santo Amaro tem a dose certa, no rafting e nos esportes radicais, mas isso fica para um outro roteiro.

Venha sentir o que tem de Melhor na Grande Florianópolis além das praias.

Sitio Pedras Rollantes  Estrada Geral das Águas Frias km 2,7 – Alfredo Wagner (48) 91899982 / 91010119 / 32761467

Fazenda Campinho – Estrada Geral S/n Lomba Alta – Alfredo Wagner –  (48) 8832-8515.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail euqueroirnessa@gmail.com.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s