Corupá Rota das Cachoeiras

14 lindas cachoeiras em uma admirável trilha as margens do Rio Novo que nasce nos campos do Planalto Catarinense e despenca até a planície através das montanhas da Serra do Mar. Isso é Santa & Bela Catarina.rota1

A Rota das Cachoeiras, em Corupá, no Norte de Santa Catarina, tem 14 quedas d´água em uma área de 1.156 hectares. Na região você tem contato com a Floresta das Araucárias e da Mata Atlântica. No parque já foram catalogadas mais de 190 espécies de plantas, sendo algumas ameaçadas de extinção, como a Canela Preta, que leva cerca de 100 anos para estar pronta para se reproduzir.

O nome Corupá em língua indígena, significa “lugar de muitas pedras”. A cidade reserva muitos atrativos naturais. Tem a opção Braço Esquerdo e a Rota das  14 cachoeiras. Nesse post irei apresentar a Rota das Cachoeiras e posteriormente publicarei o Braço Esquerdo, que tem grutas cachoeiras e cavernas.

Na Rota das Cachoeiras o trajeto das quedas é feito por trilhas muito bem preparadas, com deckes, pontes de cabos e plataformas, em certos pontos caminha-se por baixo de pedras e sobre pequenos canyons.  A Trilha Passa-Águas, que contorna o rio, permite a caminhada próximo às águas e tem extensão de 2.900 metros, o tempo de percurso aproximado é de 3h30 ida e volta.

Cachoeira do Salto Grande é a maior das 14 e mede 125 metros de altura.

A 14ª cachoeira, conhecida como Salto Grande, tem 125 metros de altura, sendo a maior das 14 da rota.

Entre os animais existentes na reserva estão o sabiá, o tucano-de-bico-verde, o macaco-prego e o bugio-ruivo. Ao todo, segundo a bióloga Tatiane Aparecida Batista, são 380 espécies de aves e 40 espécies de mamíferos catalogados. Porém, segundo ela, com certeza existem outros animais na região.

Além da importância ecológica, a água forma um reservatório orgânico, servindo como uma caixa d’água e tornando-se um filtro natural para as sete cidades do Vale do Itapocu, que atende cerca de 400 mil pessoas. Cerca de 40% do abastecimento das cidades vem deste rio.

O tempo do percurso é muito relativo e o que menos importa, já que o local é muito bonito e muitas pessoas podem programar-se e fazer com bastante calma conhecendo todas as quedas no seu ritmo.

perfil16

Rota Das Cachoeiras, horário de funcionamento.

Entrada a partir das 7:30h, sendo que os últimos horários de entrada para que se possa fazer a visita de forma segura são: de abril a outubro até às 14h, de novembro a março até às 15h. No local tem área para churrascos e pic nic e na entrada  tem que assinar um termo de responsabilidade.

Venha conhecer. Venha sentir essas emoções. Para mais informações euqueroirnessa@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s