Trilhas ecológicas em Balneário Camboriú

A cidade do agito e das badalações. Uma das mais urbanizadas do litoral catarinense mas que também reserva um lado ecológico intocado. Com trilhas ecológicas, nascentes na areia da praia e piscinas naturais.

Uma das trilhas pouco conhecidas é a do costão da praia de Taquaras na Interpraias, mais precisamente na Ponta da Galheta, tem aproximadamente 1.200 metros, a trilha é fácil, tem que tomar muito cuidado nas pedras, pois no fim da trilha até chegar nas piscinas é só decida pelo costão.

A trilha leva a um dos lugares que as terras da Capital do Turismo mais avança adentro do Oceano, é onde estão localizadas as maiores piscinas naturais da nossa região. Com tempo aberto visualiza-se a Ilha das Gallés, a Ilha de Porto Belo, o Morro do Caixa d’Aço e uma grande parte de Itapema.

O acesso principal é pela última rua da Praia de Taquaras, no final da servidão tem um portão que é onde inicia-se a trilha pela propriedade particular do seu Santinho.

Chegando com respeito e seriedade você receberá licença e boas vindas para passar por sua propriedade, aproveite para adquirir o que tem de mais saboroso em Taquaras, os peixes, camarões e frutos do mar frescos providos de esforços diários da lida do meu amigo pescador Santinho.

Voltando à trilha, a caminhada é por dentro da mata. No inicio é meio fechada, mas o visual vai se abrindo e mesclando com o infinito do mar, juntamente com as árvores e as montanhas verdes, formando um cenário pra lá de espetacular.

A água de cor esmeralda, o verde da mata com o som dos pássaros trás uma tranquilidade de espirito que para os amantes da natureza é o lugar certo. A menos de 15 minutos do maior centro urbano do litoral temos esse paraíso.

Outra opção é o costão do Pontal Norte, onde o deck facilita o acesso à praia, mas as maravilhas estão no final da praia do Buraco, uma caminhada pela areia e mais uns metros no outro deck chega-se nas piscinas naturais do Pontal Norte, ou como meu amigo historiador Isaque Borba Correa denomina, “Costão do Cocoroco”. É um dos únicos lugares que eu conheço no litoral que tem uma nascente de água cristalina e potável na areia da praia.

No local além do visual esplêndido tem algumas piscinas naturais com fundo de areia e de conchinhas.

Outras opções são, o costão da Aguada na Interpraias, a trilha de Laranjeiras e o costão da Praia do Pinho. Venha conhecer, mas com muita consciência ecológica.

Algumas vezes tenho receio de publicar dicas e sugestões de lugares que são realmente santuários ecológicos, pois a falta de educação ambiental está infiltrada na cultura de certos visitantes, é triste mas é realidade!

A dica fica aí, nada se tira além de fotos. Nada se deixa além das pegadas. Nada se leva além de lembranças.

Venha conhecer com consciência.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail euqueroirnessa@gmail.com.

.

4 comentários sobre “Trilhas ecológicas em Balneário Camboriú

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s