Sugestão de roteiros no Vale Europeu.
A dica é entrar no Vale por Pomerode, visitar o centro onde tem a fábrica de chocolates, confeitarias, construções em estilo enxaimel, o museu dos Imigrantes que está na saída da cidade em direção a Timbó, tem também a fábrica de velas, atrativos como a carroça que faz city tour e o Zoológico.
Em Timbó a parada é no complexo Taphyoca, de Pomerode a Timbó tem 25 km, na Taphyoca além do excelente restaurante tem o centro de informações sobre o cicloturismo, a ponte e a roda d’água. De Timbó a Benedito Novo que é o próximo destino são mais 18 km.
Em Benedito Novo e Dr. Pedrinho, na subida de Alto Benedito tem a cachoeira Salto Donner, outra parada para fotos, está somente a 200 metros da rodovia, (Está quase na divisa dos dois municípios Benedito Novo e Dr. Pedrinho)
Você pode hospedar-se em Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros ou em Benedito Novo. (inbox informações de hospedagens).
A sugestão é conhecer a região do Alto Capivari onde está as cachoeira Paulista, a Gruta Nossa Senhora de Fátima que tem cachoeira e gruta, reserve no minimo uma hora para conhecer a cachoeira véu de noiva que está no outro lado da cidade.
Outra cachoeira é a dos Índios em Rio dos Cedros, pois de Dr. Pedrinho até Rio dos Cedros onde está o Paraíso das Ilhas são no máximo 38 km, tem chalana e cachoeiras, lagos, ilhas e uma gastronomia espetacular.
Em Rodeio está o Caminho dos Anjos e as vinícolas.
Entre Rodeio a Ascurra tem vinícolas e a ponte de cabos que cruza o Rio Itajaí Açu no bairro Guaricanas.
Logo depois da ponte tem a estação da Maria Fumaça, os passeios são no segundo domingo de cada mês. Em Ibirama tem a Ilha das Bromélias, o Moinho do seu Manfred, a cidade é bem pequena mas com bastante opções, como a maior tirolesa urbana do Brasil e o rafting, rapel e escaladas. a cultura alemã reina.
A sugestão é almoçar em Ibirama, que tem na Ilha das Bromélias um restaurante ou no centro da cidade.

De Ibirama até Witmarsum são 38Km e passa por Presidente Getúlio, a cidade das 70 cachoeiras, todas estão praticamente em propriedades particulares, tem guias na cidade.
De Presidente Getúlio a Witmarsum são mais 25 Km.
No retorno a dica é vir até em Apiúna e entrar em Indaial pelo bairro Warnow, até chegar em Blumenau pela zona rural fugindo da BR 470. Em Witmarsum não deixe de ir na cachoeira Cambara.
E se você solicitar meu serviço durante todos os dias em que estará no Vale ou em outro roteiro que Santa Catarina tem como destino, eu e minha equipe fazemos todo o acompanhamento pelo whatsapp, telefone ou face para orientá-lo durante toda a sua estada.
Para conhecer esses atrativos reserve no mínimo quatro dias, ou divide em quatro roteiros e venha conhecer.
informações inbox ou pelo e-mail euqueroirnessa@gmail.com